Podemos pesquisar informação nas tabelas de duas maneiras:

 

1. Filtro rápido / Pesquisa rápida

 

Filtro existente na primeira linha da tabela. É um filtro rápido, que permite ao utilizador pesquisar mais rapidamente e superficialmente.

 

pesquisar

 

Para utilizar este filtro rápido basta escrever o(s) valor(es) que deseja filtrar no(s) campo(s) correspondente(s) e carregar em ENTER que a tabela é imediatamente filtrada.

 

No exemplo a seguir ilustrado, mostra-se uma pesquisa dos registos que "incluem" no campo "Nome" a expressão "Feira Nova" :

 

ExFiltro

 

2. Filtro avançado / Pesquisa avançada

 

Pesquisa efectuada através da opção filtro, presente na barra de ferramentas existente no canto superior direito da tabela, que coloca visível a seguinte janela:

 

filtro_v

 

Nesta janela, poderá escolher o campo através do qual deseja efectuar a pesquisa, o tipo de pesquisa, podendo ainda aplicar o filtro, guardar o filtro para posterior uso, ou aplicar os filtros guardados anteriormente.

 

O primeiro campo contém os diferentes campos.da tabela que está a filtrar.

 

O segundo campo contém as operações de pesquisa que é possível realizar ("Contém", =, <> e "Não Contém")

 

O terceiro campo é o valor do critério de pesquisa.

 

Existe ainda a possibilidade de guardar diferentes pesquisas para utilização futura, bem como limpar o filtro de pesquisa atual, bastando carregar nos respetivos botões.

 

O conjunto de filtros guardados pode ser consultado/editado através da utilização do botão "Filtros", dentro da janela da mesma opção.

 

Uma excelente maneira de agrupar vários registos com um ou mais critérios numa só página, permitindo ao utilizador ser mais eficiente e demorar menos tempo em tarefas repetitivas.